domingo, 22 de janeiro de 2012

O olhar do artista - arquitetura como inspiração


Metropolis - Fritz Lang


Metropolis - Fritz Lang


Metropolis - Fritz Lang

M. C. Escher


M. C. Escher


M.C. Escher



Ingrid Siliakus


Ingrid Siliakus


Ingrid Siliakus




Les Trois Inventeurs - Michel Ocelot


Louis Vuitton


Luis Vuitton

 
Avaliando a influência das artes dos anos 20 na moda atual, eu lembrei de um filme, não é bem um filme, na verdade é uma obra de arte visual dessa época, Metrópolis de Fritz Lang de 1927, que é por muitos considerado até hoje a maior obra prima do cinema, suas imagens são muito marcantes mesmo e influenciaram diversos artistas, faz pouco tempo tivemos em SP uma exposição das obras de M.C. Escher, um artista que muitos dizem sofreu forte influencia da obra de Fritz Lang, e a revista Casa Vogue editou este mês algumas obras da artista do papel Ingrid Siliakus, que por sua vez inspirou-se em Escher (os dois são holandeses), todas essas obras me lembraram efeitos de rendas geométricas e faz pouco tempo postei no face uma animação francesa de uma delicadeza extrema toda trabalhada em papel rendado, esse mesmo espírito delicado foi visto nos materiais de efeitos recortados no maravilhoso desfile de Marc Jacobs para Luis Vuiton que teve como cenografia um carrossel branco surreal. De novo o inconsciente coletivo...

3 comentários:

  1. ameeeei o site, seguindo tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é você??? Queria te conhcer!!! É muito bom saber que gostou, e também gosto de ver o perfil dos meus seguidores.

      Bj. / Lia

      Excluir
  2. Incrível o seu olhar... como consegue ter essa percepção e fazer esses links entre moda / arquitetura e arte. ADORO e ADMIRO!
    Obrigada por ampliar a nossa visão e nos mostrar novos caminhos!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir